25/03/2021 às 22:07

A sexualidade no pós parto (por Dra. Cleidi Alcolea)

174
2min de leitura

Vamos falar um pouco sobre a sexualidade no pós-parto ?

O período do puerpério se estende até os 42 dias após o parto ... esse período é muito instável ... passamos por muitas mudanças físicas ( não importa o tipo de parto) , estamos em pleno período de reorganização da saúde e este é um período bem delicado ... cheio de instabilidade hormonal, apojadura( descida do leite) , choros, muito stress de adaptação com aquele pequeno ser tão amado que chegou e também muito cansaço . Esse período deve ser resguardado totalmente, isto é, não é permitido relações sexuais( com penetração ) até que se complete o resguardo  pois existe risco de infecções e hemorragias... mas vale lembrar que a sexualidade feminina é muito ampla ! Vai muito além da penetração . Portanto, fazer e receber carinhos, acolhimento, cuidados e amor do seu parceiro será sempre muito bem-vindo.

Passado esses 42 dias e tendo tido uma recuperação plena, torna-se liberado atividade sexual . Vale lembrar que o hormônio que produz o leite ( a prolactina) atrapalha bastante a performance sexual feminina ... de forma que a libido fica mais baixa e a vagina mais seca ... dessa forma orientamos uso de lubrificantes vaginais para a penetração e bastante preliminares ok!

Lembrem- se que nós temos a capacidade de responder aos estímulos sexuais ... mesmo de forma mais lenta que o habitual . Levem em consideração que a rotina com o bebê, a falta de sono e o stress contribuem muito para nos sentirmos cansadas e sem vontade de fazer sexo.

Seja gentil também com o seu novo corpo... ele te deu muita coisa boa ... é normal levar um tempo até vocês se gostarem de novo. Mas , respeitando seus limites ( sempre) lembre-se que o sexo será seu aliado. Vai te deixar mais feliz, além de fortalecer o vínculo do casal, o que também vai te deixar mais feliz de novo ...

Lembre- se que além da mamãe existe uma mulher nesse corpo !

Beijos !

Dra. Cleidi

25 Mar 2021

A sexualidade no pós parto (por Dra. Cleidi Alcolea)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

parto posparto puerpera puerperio recemnascido

Logo do Whatsapp